fbpx
ACESSO RESULTADOS:

 

VP vai contar com exames para detectar Mormo

O VP Veterinária Preventiva em breve colocará a disposição dos criadores de equinos o exame de detecção do Mormo, com a mais alta tecnologia.

O Mormo, assim como a Anemia Infecciosa Equina (AIE), é uma doença que acomete cavalos, jumentos e burros e faz parte do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Por este motivo, qualquer solicitação ou realização do exame para diagnóstico do Mormo são procedimentos que só podem ser desenvolvido em conformidade com a legislação e com o ministério da agricultura.

O que é Mormo?
A doença infecto contagiosa é causada por uma bactéria, atingindo homens e equídeos, sendo conhecida em outras regiões por nomes como lamparão, farcinose, mal de mormo e catarro de burro. Quando comprovado a presença da doença, o fluxo animal é controlado e são tomadas medidas drásticas de isolamento e até sacrifício.

Quais os sintomas?
Quadros de febre, emagrecimento repentino, tosse, corrimento nasal e lesões na pele no início nodulares que evoluem para úlceras e consequente lesões no formato de estrela. É comum e visível lesões na pele na fase crônica da doença. O sistema digestivo, vias aéreas, cutâneas e genitais também podem ser atingidas pela doença. Os animais podem apresentar um ou todos os sintomas ao mesmo tempo.

Como é transmitido o Mormo?
A transmissão pode ocorrer através de alimentos, bebedouros, embocaduras e até por equipamento de montaria. A excreção da doença do organismo acontece pelas vias nasais e orais quando há o rompimento de lesões pulmonares causadas pelo Mormo.

O que fazer?
A principal recomendação é que o animal com suspeita da doença fique em quarentena, afastado de outros para evitar o contágio até que os exames comprovam como está a saúde do animal. O diagnóstico definitivo da doença só é possível através de exame laboratorial, pois os sinais clínicos podem ser parecidos com outras doenças.

Há prevenção?
Não existem tratamentos nem vacinas extremamente eficazes contra o mormo, por isso o criador de cavalos precisa participar de eventos que tenham controle e exijam o exame negativo do mormo e não frequente regiões que tenham foco da doença.

Fique atento em nosso Facebook e Instagram! Em breve estaremos com exame de Mormo dentro da conformidade da lei com tecnologia de ponta para o melhor exame!

Comentários Facebook