fbpx
ACESSO RESULTADOS:

 

Produção de leite requer exames completos

Produção de leite requer boas práticas e monitoramentos rigorosos, e um deles é a realização de exames em laboratórios.
O monitoramento na produção do leite de uma vaca leiteira é fundamental na qualidade do leite que chega nas mesas dos brasileiros, na indústria alimentícia e no bolso daqueles que ganham a vida com estes rebanhos. Além do controle biológico, diversos cuidados com alimentação e ordenha precisam de atenção!

Alimentação
Os bovinos utilizam nutrientes para crescimento, reprodução e produção. Uma dieta adequada é de fundamental importância tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. Em um sistema de produção de leite a alimentação do rebanho tem um custo efetivo representativo. Considerando o custo de produção de leite, a alimentação representa de 40 a 60%, podendo atingir percentual mais elevado.

Como ruminante, a vaca de leite pode transformar alimentos não essenciais aos não ruminantes (forragens e forrageiras), em produtos de valor econômico, mas pasto, silagem e feno, por si só, não são suficientes para manter esta maior produtividade. A alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados, minerais e algumas vitaminas.
Veterinários especializados podem determinar, através de tabelas e estudos, o que é melhor para um rebanho saudável e equilibrado.

Como a urianálise ajuda na saúde animal?

Sistema de ordenha
A ordenha sustentável é aquela em que o ordenhador emprega seus conhecimentos e habilidades para realizar um bom manejo em todas as atividades desenvolvidas para a obtenção do leite. Para o desenvolvimento da ordenha sustentável os ordenhadores devem conhecer seu trabalho, realizando-o de forma correta, paciente e cuidadosa, sem provocar estresse nas vacas

Neste link do Ministério da Agricultura estão todas as boas práticas para uma boa ordenha

Exames para monitoramento do leite
Com todas as boas práticas da alimentação e da ordenha, agora é hora de buscar por qualidade para garantir o retorno do investimento e bons negócios. O VP Laboratório de Análises – Veterinária Preventiva realiza o controle e monitoramento completo da linha de produção de leite, visando a redução das células somáticas do seu plantel.

ÚBERE/MASTITE: Pesquisa de Patógenos e Antibiograma.

HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS: Ordenhadeira e tanque de resfriamento: Monitoramento da população de bactérias de superfície.

MICROBIOLÓGICO DO LEITE: Instrução Normativa nº 62 do MAPA: Coliformes Totais, Fecais, Mesófilas e Salmonella sp.

Entre em contato com a VP e tenha a análise mais completa para o monitoramento do leite através de análises completas!

Comentários Facebook