fbpx
ACESSO RESULTADOS:

 

O que você precisa saber sobre Leptospirose Animal

Um problema grave que afeta grandes fazendas é a leptospirose pois os animais são hospedeiros primários essenciais para a persistência dos focos da infecção e os seres humanos são hospedeiros acidentais.

É importante manter um  direcionamento nas ações preventivas para os animais que se comportam como reservatórios de leptospiras.

O impacto da leptospirose em termos da saúde pública reflete-se no alto custo do tratamento dos seres humanos acometidos com letalidade da ordem de 5% a 20%. No entanto, quanto à saúde animal, as conseqüências dessa infecção são particularmente da esfera econômica, tendo em vista o envolvimento de bovinos, eqüinos, suínos, caprinos e ovinos, espécies animais produtoras de alimentos nobres como a carne, o leite, e ainda de produtos de interesse industrial, tais como a lã e o couro.

Exames  possibilitam  ações de controle voltadas aos animais que refletirá na diminuição do nível de contaminação ambiental e, consequentemente, na redução do número de casos humanos da doença.

O diagnóstico da leptospirose animal deve apoiar-se na integração dos informes clínicos-epidemiológicos com os dos resultados dos exames laboratoriais. A confirmação definitiva da infecção assenta-se na demonstração da presença do microrganismo ou dos anticorpos específicos. A soroaglutinação microscópica é o procedimento laboratorial empregado no VP laboratório para o diagnóstico da infecção animal.

Comentários Facebook